sexta-feira, 20 de maio de 2011

O coelhinho que não era da Páscoa


Introdução: Por intermédios de histórias de fundo moral, os alunos são estimulados a desenvolverem atitudes e qualidades desejáveis como: bondade, solidariedade, delicadeza, compreensão, prática do bem... há histórias que proporcionam ensinamentos e preparam para a aquisição de novos conhecimentos.


Público a ser envolvido: Alunos de 1° ao 5° ano do ensino fundamental

Duração: Mês de abril de 2011

Mídia a ser utilizada: computador no STE

Disciplina: Produção interativa



Objetivos



Objetivos conceituais



• Ampliar o universo de histórias

• Identificar e comparar características pessoais relacionadas aos personagens

• Enriquecer e ampliar o vocabulário

• Desenvolver a oralidade e o hábito de ouvir com atenção

• Desenvolver a imaginação e o raciocínio

• Reinventar histórias

• Reconhecer a importância da leitura

• Reconhecer normas de cooperação e respeito e valor a amizades

• Leva-los a entender a importância da profissão através da vocação





Objetivos atutidinais

• Ajuda-los a resolver conflitos

• Leva-los a entender o valor da família

• Valorizar a diferenças

• Dar oportunidades de expor idéias, preferências e valores

• Produzir textos individuais e coletivos

• Propiciar a autonomia

• Demonstrar sentimentos

• Promover a auto- estima

• Respeitar a diversidade desenvolvendo atitudes de ajuda, colaboração e amizade

• Valorizar a participação

• Desenvolver a escuta



Desenvolvimento para alunos de 1° e 2° ano

Conhecimento prévio: Através da roda de conversa fazer uma rede para verificar o conhecimentos que os alunos já adquirem sobre a páscoa.

• História do coelhinho da páscoa original ( as crianças relatar a história e a professora redigir no quadro negro)

• Reeleitura do livro ( O coelhinho que não era da páscoa)

• Vídeos de história sobre o coelhinho da páscoa

Confecção de livro

• Dramatização

• Música









Desenvolvimento para alunos de 3° ,4° e 5° ano

Conhecimento prévio: Através da roda de conversa fazer uma rede para verificar o conhecimentos que os alunos já adquirem sobre a páscoa.

• Origem da páscoa pesquisa no STE

• Por que o símbolo do coelho

• História do coelhinho da páscoa original ( as crianças relatar a história e a professora redigir no quadro negro)

• Reeleitura do livro ( o coelhinho que não era da páscoa)



Desenvolvimento 4° e 5° ano



• Diferentes histórias do coelho da páscoa fazer a reeleitura.( histórias em quadrinhos)



• no STE e confeccionar o livro para levar pra sala



Desenvolvimento 5° ano

Formar grupos para apresentação de teatro e paródia



Culminância

Fazer um piquinique com as crianças sobre a festa do chocolate



Avaliação

Fazer uma roda de conversa sobre o que eles mais gostaram no desenvolvimento do projeto, avaliar sua participação, atenção e criatividade no desenvolvimento das atividades.













Nenhum comentário:

Postar um comentário