sexta-feira, 20 de maio de 2011

Projeto Dia das mães

Mãe: A mulher da minha vida.

Objetivo de conhecimento

- Interdisciplinaridade

Entidades ou Pessoas envolvidas


- Direção e Coordenação da Escola

- Professores

- Administrativos

Descrição

O seu desenvolvimento será nas atividades diárias de sala de aula e terá culminância com coquetel para as mães no dia 06 de maio, a partir das 19 horas Br.

Justificativa




No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães. Durante duas semanas estaremos realizando varias atividades para serem desenvolvidas, para que os alunos focalizem a figura importante da mãe.
È necessário despertar na criança sentimentos de amor e gratidão para com a mãe retribuindo tudo de bom que a mãe lhe ofereceu.
A mãe é uma figura muito importante na escola. Ela é presença, é companheirismo está sempre como parceira no desenvolvimento dos projetos e atividades da escola.
E nós enquanto escola não deixaríamos passar essa data sem homenageá-las, aproveitando assim esse momento para fortalecer os laços familiares entre mãe e filho e nossa interação como família.

Conteúdo

Reconhecer e valorizar a importância da mãe em nossa vida.

Fortalecer os laços familiares e o respeito por quem nos deu a vida.


Objetivo Geral

Levar a criança a reconhecer a importância da mãe e dar importância à harmonia no lar.

Objetivo Específico


• Resgatar valores que as famílias estão perdendo

• Valorizar a pessoa humana

• Conhecer melhor a mãe

• Valorizar a figura materna

• Desenvolver interesse de colaborar com a família

• Reconhecer as preferências da mãe como: diversão, comida, roupa etc...

Metas


Pretendemos atingir 100% das mães dos alunos. A culminância desse projeto será no espaço da escola municipal.


Metodologia

• Confecção de lembranças para as mães

• Trabalho com poesias e musicas com alunos

• Produção de texto

• Aula expositiva, interação com os alunos para conhecer melhor o perfil das mães

• Confecção de cartões

• Apresentação de danças

• Teatro

• Coquetel em homenagem as mães.

O coelhinho que não era da Páscoa


Introdução: Por intermédios de histórias de fundo moral, os alunos são estimulados a desenvolverem atitudes e qualidades desejáveis como: bondade, solidariedade, delicadeza, compreensão, prática do bem... há histórias que proporcionam ensinamentos e preparam para a aquisição de novos conhecimentos.


Público a ser envolvido: Alunos de 1° ao 5° ano do ensino fundamental

Duração: Mês de abril de 2011

Mídia a ser utilizada: computador no STE

Disciplina: Produção interativa



Objetivos



Objetivos conceituais



• Ampliar o universo de histórias

• Identificar e comparar características pessoais relacionadas aos personagens

• Enriquecer e ampliar o vocabulário

• Desenvolver a oralidade e o hábito de ouvir com atenção

• Desenvolver a imaginação e o raciocínio

• Reinventar histórias

• Reconhecer a importância da leitura

• Reconhecer normas de cooperação e respeito e valor a amizades

• Leva-los a entender a importância da profissão através da vocação





Objetivos atutidinais

• Ajuda-los a resolver conflitos

• Leva-los a entender o valor da família

• Valorizar a diferenças

• Dar oportunidades de expor idéias, preferências e valores

• Produzir textos individuais e coletivos

• Propiciar a autonomia

• Demonstrar sentimentos

• Promover a auto- estima

• Respeitar a diversidade desenvolvendo atitudes de ajuda, colaboração e amizade

• Valorizar a participação

• Desenvolver a escuta



Desenvolvimento para alunos de 1° e 2° ano

Conhecimento prévio: Através da roda de conversa fazer uma rede para verificar o conhecimentos que os alunos já adquirem sobre a páscoa.

• História do coelhinho da páscoa original ( as crianças relatar a história e a professora redigir no quadro negro)

• Reeleitura do livro ( O coelhinho que não era da páscoa)

• Vídeos de história sobre o coelhinho da páscoa

Confecção de livro

• Dramatização

• Música









Desenvolvimento para alunos de 3° ,4° e 5° ano

Conhecimento prévio: Através da roda de conversa fazer uma rede para verificar o conhecimentos que os alunos já adquirem sobre a páscoa.

• Origem da páscoa pesquisa no STE

• Por que o símbolo do coelho

• História do coelhinho da páscoa original ( as crianças relatar a história e a professora redigir no quadro negro)

• Reeleitura do livro ( o coelhinho que não era da páscoa)



Desenvolvimento 4° e 5° ano



• Diferentes histórias do coelho da páscoa fazer a reeleitura.( histórias em quadrinhos)



• no STE e confeccionar o livro para levar pra sala



Desenvolvimento 5° ano

Formar grupos para apresentação de teatro e paródia



Culminância

Fazer um piquinique com as crianças sobre a festa do chocolate



Avaliação

Fazer uma roda de conversa sobre o que eles mais gostaram no desenvolvimento do projeto, avaliar sua participação, atenção e criatividade no desenvolvimento das atividades.













III Gincana de Páscoa

Tema: Todos pela vida


Lema: Amai-vos uns aos outros


Justificativa


No ano de 2011 realizaremos a III Gincana de Páscoa no período de 13 a 20 de abril. A gincana terá culminância no dia 20 de abril envolvendo atividades culturais, provas de arrecadações e provas surpresas, alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar estarão envolvidos com a Gincana.

Diante do trabalho de orientação escolar, percebeu-se a necessidade de fazer um trabalho voltado as famílias no sentido de suprir suas necessidades tais como: Alimentação, também vivencia dos valores tão importantes para se viver em sociedade, desenvolver a sensibilidade dos alunos quanto às diferenças sociais que se acentuam numa sociedade classificatória como a que vivemos, levando-os a : saber que elas existem, e trabalhar estas situações promovendo discussões sobre dignidade humana, igualdade de direitos, formas de discriminação, importância da solidariedade. Visando a formação integral dos educandos para que estes tenham competência para lidar com estas situações, é que realizaremos a III Gincana de Páscoa.

A escola tem a obrigação de promover momentos em que abordam temas que vão de encontros com os problemas sociais para que as mudanças possam estarem de encontro com os objetivos da proposta pedagógica da escola.

O tema da gincana: Unidos pela Solidariedade, com o lema: Juntos somos mais, trás em suas entrelinhas o desejo imenso de se trabalhar infinidades de valores que devem ser revistos e mais abordados em salas de aulas, questões que se não trabalhadas mais difícil ficara para trabalharmos com nossos alunos.

A gincana consistirá em atividades culturais e de arrecadação de alimentos não-perecíveis e revistas para recortes e realizações de trabalhos na escola.

Diante dos problemas que nossa sociedade enfrenta atualmente, a escola tem como expectativa lutar contra as exclusões, contribuindo para a promoção e integração de todos os alunos.

Objetivo

• Ver o próximo como uma pessoa de valor;

• Conscientizar e sensibilizar os alunos em relação á realidade social;

• Sensibilizar quanto a necessidade, cooperar com a comunidade;

• Incentivar a participação solidária de alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar;

• Promover a organização e participação dos alunos na gincana;

• Arrecadar alimentos

• Promover integração através de atividades culturais e recreativas;

• Vivenciar os valores humanos no cotidiano;

• Observar que a Páscoa trás em suas entrelinhas o desejo de ver no ser humano uma mudança interior, dar sentido a vida buscando em si mesmo um jeito novo de ser gente;

• Respeitar o jeito de ser de cada pessoa e aprender amá-lo.


Metodologia

A III Gincana de Páscoa será organizada de acordo com as seguintes etapas:

• Exposição e sensibilização do projeto entre os professores e funcionários da entidade;

• Exposição e sensibilização do projeto aos alunos;

• Leitura e conhecimento do Regulamento Geral da Gincana;

• Slogan de cada equipe;

• Arrecadação de donativos;

• Levantamento das famílias a serem beneficiadas com as doações;

• Realização da gincana cultural;

• Entrega dos donativos às famílias selecionadas;

• Entrega de premio de participação às equipes.

Avaliação
Será avaliada através do êxito da arrecadação de donativos, bem como o envolvimento dos alunos na execução do projeto e a participação dos mesmos nas provas culturais.

Cronograma



A III Gincana de Páscoa será realizada entre os dias 13 de abril à 20 de abril envolvendo provas culturais, de arrecadação e provas surpresa.

A partir de 13 de abril, os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1° ao 9°ano estarão organizando atividades que dêem ênfase ao tema da gincana.Estas atividades deverão ser trabalhadas com os alunos, evidenciando principalmente o Amor, a Verdade, a Paz, a Não-violencia, a ação concreta, o amor ao próximo, a valorização de cada pessoa como Filhos e Filhas de Deus.

A Gincana de Páscoa: Todos pela vida, terá as seguintes etapas:



ORGANIZAÇÃO


( Na sexta feira dia 08 de abril do ano de 2011 serão distribuídos cartões com diferentes cores para a formação das equipes)

1° dia ( quarta-feira) 13/04/2011

• Formação de equipes ( soltar provas)

• Grito de guerra das equipes

• Dança da cadeira ( alunos de pré ou 1ºano ,três alunos de cada equipe)

• Crianças de 1° e 2° ano para cantar uma música em Inglês ( quantos tiver na equipe)

• Encher a bexiga (alunos de 4° ou 5° ano, um aluno de cada equipe)



2° dia ( segunda-feira) 18/04/2011)



• Casal de coelho ( Pré ou1ºano)

• Trazer um político do município e o mesmo deixar uma mensagem de páscoa.

• Teatro (tema milagre)

• Entrega de revistas



3° dia ( terça-feira) 19/04/2011



• Entrega de alimentos

• Apresentar fotos da visita feita à uma família carente ou enfermo (fotos reveladas ou imprimidas)

• Coreografia de uma música sacra em uma entidade (APAE,CEI )

• Teatro (tema morte de Cristo)



4° dia ( quarta-feira) 20/04/2011



• Teatro ( tema ressurreição )

• A equipe que recolheu o alimento entregar a cesta para família que escolheu para fazer a doação.





Recursos humanos



• Coordenação pedagógica

• Direção

• Professores

• Alunos

• Funcionários

• Colaboradores

• Orientação escolar





Regulamento Geral



A III Gincana de páscoa- Todos pela vida, será organizada, administrada,dirigida, ou supervisionada pela Direção e Equipe Pedagógica da Escola Municipal Irene Linda Ziole Crivelli.



A comissão de ética será formada respeitando esta ordem:



01 representante do STE

01 representante da Coordenação Pedagógica:

01 representante do Administrativo:



Comissão de Ética terá como atribuição analisar e emitir parecer, bem como garantir que os objetivos e princípios da III Gincana de Páscoa sejam cumpridos, sempre tendo em suas decisões em caráter pedagógica e/ou disciplinar, bem como avaliativo.



Serão princípios da III Gincana de páscoa:

Educação

Responsabilidade

Organização

Cooperação

Integração

Participação

Disciplina

Esperança

Amor ao próximo

Vivencia de Valores



Organização



Todas as equipes terão professores que serão os respectivos coordenadores das mesmas.

Cada equipe se organizará com os participantes distribuirá os trabalhos com intuito de contar com a participação de todos.


Fazer cumprir o regulamento;

Evidenciar os objetivos da III gincana de páscoa;

Repassar informações á turma;

Fazer-se presente a convocação e reuniões;

Fazer com que haja revezamento com os alunos da equipe nas respectivas apresentações;

Zelar pela disciplina e instruções para a realizações da gincana;

Será declarada vencedora da III gincana de páscoa a equipe que, respeitando os objetivos e o regulamento, atingir o maior numero de pontos, somando todas as provas.





Tabela de pontuação para arrecadação de donativos:



III gincana de páscoa- Todos pela vida

Donativos Pontos

Revistas (unidade) 01

Arroz, feijão, açúcar, macarrão ( 1 kg) 10

Leite de caixa ( 1 litro), óleo 10

Farinha de trigo, fubá, farinha de mandioca ( 1 kg), sal e outros 05

Bolacha ( pacote de 500 g) 05